Cada vez que navego nos blogs ou no facebook, encontro alguém interessante, com algo bonito para dizer, com algo interessante para partilhar e, regra geral, comento, felicito ou, quando a paciência e a tolerância estão mais em baixo e me dá para isso, critico.
A maior parte das vezes não há resposta ou, no mínimo, publicam os meus comentários, o que eu já entendo como uma resposta positiva(!), mas, por vezes, lá há uma resposta bonita, um link do meu blog no doutros e comunhões assim que me dão uma alegria imensa.
A todas essas pessoas que me dão um pouco do seu tempo, da sua atenção, do seu carinho... um MUITO OBRIGADA!!!
P.S.: Deve ser a minha mensagem mais curta... :P
Mostrar mensagens com a etiqueta Facebook. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Facebook. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
domingo, 3 de janeiro de 2010
Ideia para resolução para 2010
Enquanto ponho em ordem os meus pensamentos e projectos para o novo ano, tenho sido assolada por ideias para escrever aqui!!!
Como nem sempre o PC 'tá ligado, a net funciona (a Cabovisão de vez em quando passa-se!!!) ou, pura e simplesmente, tenho tempo, os temas vão-se acumulando ao ponto de estar a chegar ao nível de ter que os apontar para mais tarde desenvolver!!!
Mas há um particularmente importante que quero aqui deixar à laia de resolução de ano novo para toda a gente...
Várias pessoas têm enviado e-mails e criado páginas na net (Facebook e não só) a pedir dadores de medúla compatíveis para lutarem contra leucemia e afins.
Ora isto parece-me extremamente importante e, como dadora de sangue e de plaquetas (em breve também de medúla), acho importante deixar aqui um pedido:
- Visitem o site do Centro de Histocompatibilidade (http://www.asst.min-saude.pt/transplantacao/servicos/Paginas/centrohistocompatibilidade.aspx) e da Associação de Dadores de Sangue (http://fasportugal.no.sapo.pt/inicio.html) da vossa área de residência e do Instituto Português do Sangue (www.ipsangue.org/m) e vão ao local informar-se sobre tudo o que é preciso para serem dadores!!!
É incrível o quão fácil é ajudar alguém e esta é a forma mais básica. Basta tirar um pouco de sangue (igual à quantidade para uma qualquer análise de rotina) e poderemos salvar a vida de alguém!!! E, para dar sangue, é 10 minutos e já está!!! Para plaquetas é mais difícil: há que ficar sentado a ver televisão ou a ler durante uma hora!!! Duro, hã?!?! ;)
Há montes de ideias erradas sobre o assunto, mas o ideal é falarem com os profissionais e esclarecerem-se!!!
Assim, da próxima vez que alguém que vocês conhecem tiver leucemia ou precisar dum transplante qualquer, vocês poderão dizer que já estão a ajudar!!!
Ando a ler um livro espectacular chamado "EcoInteligência", de David Goleman, e uma das coisas que lá se fala é a influência que os químicos usados em todos os produtos de consumo (alimentos, objectos, construções, etc.) têm para a saúde, e há uma teoria que diz mais ou menos o seguinte: quanto mais somos sujeitos a diferentes químicos e suas combinações ao longo da vida (mesmo em quantidades ínfimas), mais o corpo reage; se as agressões não cessarem, o corpo está num constante estado de reacção a esses agentes (inflamação) e menor capacidade tem para se defender de alterações metabólicas (diabetes, etc.) e mutações (cancro, p.e: leucemia). Segundo esta teoria, é esta a razão porque cada vez mais surgem casos de doenças como Parkinson (surgiu em ratos por contacto com 2 pesticidas diferentes em diferentes alturas da sua vida) e mesmo autismo (por alterações do desenvolvimento do cérebro durante a gravidez e infância).
Tendo a concordar com isto, pois é extremamente plausível. Todos os dias somos sujeitos a cocktails de substâncias cujos efeitos a longo prazo desconhecemos, e não temos informação suficiente (ou suficientemente divulgada) para saber o que pode afectar-nos adversamente ou não!!!
Nos EUA nem sequer testam muitas das substâncias que usam nos alimentos, quanto mais nos objectos lá produzidos!!! Se os carros cheiram a novo porque os químicos ainda estão "frescos" e, consequentemente, mais perigosos (tal como aconteceu no teste da DECO aos tapetes de borracha para crianças - há que arejar 1º para desaparecer a maior parte dos químicos perigosos), imaginem o que mais nos invade e mina sem nos apercebermos, enquanto pensamos "Que bom!!!"...
Sei que ando ainda mais preocupada com isto tudo (saúde, ambiente, sociedade e respeito pelos outros) desde que me tornei mãe (no livro, o nome para isso é "ecomamã" - a sabedoria popular diria "mãe-galinha", mas prefiro a do livro!!!), porque agora, além de mim, sou responsável pelos meus rebentos, mas espero que não julguem que é exagero (se é que alguém além de mim lê isto... talvez o meu padrinho e pouco mais!!!).
Sinto-me uma espécie de Norma Rae, a tentar ajudar os outros com a informação de que disponho. Até é esse o conceito do livro: quanto mais a informação circular, mais poder sobre os lobbies nós temos pois nós próprios nos tornaremos um... o lobby dos ecoconscientes (sem exageros nem extremismos), que só querem um mundo melhor, uma saúde melhor e que a Humanidade volte a ser associada a humanidade/generosidade/altruísmo/sociedade civilizada.
Sonhar ainda é de borla, n'é?!?
Como nem sempre o PC 'tá ligado, a net funciona (a Cabovisão de vez em quando passa-se!!!) ou, pura e simplesmente, tenho tempo, os temas vão-se acumulando ao ponto de estar a chegar ao nível de ter que os apontar para mais tarde desenvolver!!!
Mas há um particularmente importante que quero aqui deixar à laia de resolução de ano novo para toda a gente...
Várias pessoas têm enviado e-mails e criado páginas na net (Facebook e não só) a pedir dadores de medúla compatíveis para lutarem contra leucemia e afins.
Ora isto parece-me extremamente importante e, como dadora de sangue e de plaquetas (em breve também de medúla), acho importante deixar aqui um pedido:
- Visitem o site do Centro de Histocompatibilidade (http://www.asst.min-saude.pt/transplantacao/servicos/Paginas/centrohistocompatibilidade.aspx) e da Associação de Dadores de Sangue (http://fasportugal.no.sapo.pt/inicio.html) da vossa área de residência e do Instituto Português do Sangue (www.ipsangue.org/m) e vão ao local informar-se sobre tudo o que é preciso para serem dadores!!!
É incrível o quão fácil é ajudar alguém e esta é a forma mais básica. Basta tirar um pouco de sangue (igual à quantidade para uma qualquer análise de rotina) e poderemos salvar a vida de alguém!!! E, para dar sangue, é 10 minutos e já está!!! Para plaquetas é mais difícil: há que ficar sentado a ver televisão ou a ler durante uma hora!!! Duro, hã?!?! ;)
Há montes de ideias erradas sobre o assunto, mas o ideal é falarem com os profissionais e esclarecerem-se!!!
Assim, da próxima vez que alguém que vocês conhecem tiver leucemia ou precisar dum transplante qualquer, vocês poderão dizer que já estão a ajudar!!!
Ando a ler um livro espectacular chamado "EcoInteligência", de David Goleman, e uma das coisas que lá se fala é a influência que os químicos usados em todos os produtos de consumo (alimentos, objectos, construções, etc.) têm para a saúde, e há uma teoria que diz mais ou menos o seguinte: quanto mais somos sujeitos a diferentes químicos e suas combinações ao longo da vida (mesmo em quantidades ínfimas), mais o corpo reage; se as agressões não cessarem, o corpo está num constante estado de reacção a esses agentes (inflamação) e menor capacidade tem para se defender de alterações metabólicas (diabetes, etc.) e mutações (cancro, p.e: leucemia). Segundo esta teoria, é esta a razão porque cada vez mais surgem casos de doenças como Parkinson (surgiu em ratos por contacto com 2 pesticidas diferentes em diferentes alturas da sua vida) e mesmo autismo (por alterações do desenvolvimento do cérebro durante a gravidez e infância).
Tendo a concordar com isto, pois é extremamente plausível. Todos os dias somos sujeitos a cocktails de substâncias cujos efeitos a longo prazo desconhecemos, e não temos informação suficiente (ou suficientemente divulgada) para saber o que pode afectar-nos adversamente ou não!!!
Nos EUA nem sequer testam muitas das substâncias que usam nos alimentos, quanto mais nos objectos lá produzidos!!! Se os carros cheiram a novo porque os químicos ainda estão "frescos" e, consequentemente, mais perigosos (tal como aconteceu no teste da DECO aos tapetes de borracha para crianças - há que arejar 1º para desaparecer a maior parte dos químicos perigosos), imaginem o que mais nos invade e mina sem nos apercebermos, enquanto pensamos "Que bom!!!"...
Sei que ando ainda mais preocupada com isto tudo (saúde, ambiente, sociedade e respeito pelos outros) desde que me tornei mãe (no livro, o nome para isso é "ecomamã" - a sabedoria popular diria "mãe-galinha", mas prefiro a do livro!!!), porque agora, além de mim, sou responsável pelos meus rebentos, mas espero que não julguem que é exagero (se é que alguém além de mim lê isto... talvez o meu padrinho e pouco mais!!!).
Sinto-me uma espécie de Norma Rae, a tentar ajudar os outros com a informação de que disponho. Até é esse o conceito do livro: quanto mais a informação circular, mais poder sobre os lobbies nós temos pois nós próprios nos tornaremos um... o lobby dos ecoconscientes (sem exageros nem extremismos), que só querem um mundo melhor, uma saúde melhor e que a Humanidade volte a ser associada a humanidade/generosidade/altruísmo/sociedade civilizada.
Sonhar ainda é de borla, n'é?!?
Subscrever:
Mensagens (Atom)