Mostrar mensagens com a etiqueta Facebook. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Facebook. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

OBRIGADA!!!

Cada vez que navego nos blogs ou no facebook, encontro alguém interessante, com algo bonito para dizer, com algo interessante para partilhar e, regra geral, comento, felicito ou, quando a paciência e a tolerância estão mais em baixo e me dá para isso, critico.
A maior parte das vezes não há resposta ou, no mínimo, publicam os meus comentários, o que eu já entendo como uma resposta positiva(!), mas, por vezes, lá há uma resposta bonita, um link do meu blog no doutros e comunhões assim que me dão uma alegria imensa.
A todas essas pessoas que me dão um pouco do seu tempo, da sua atenção, do seu carinho... um MUITO OBRIGADA!!!

P.S.: Deve ser a minha mensagem mais curta... :P

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ideia para resolução para 2010

Enquanto ponho em ordem os meus pensamentos e projectos para o novo ano, tenho sido assolada por ideias para escrever aqui!!!
Como nem sempre o PC 'tá ligado, a net funciona (a Cabovisão de vez em quando passa-se!!!) ou, pura e simplesmente, tenho tempo, os temas vão-se acumulando ao ponto de estar a chegar ao nível de ter que os apontar para mais tarde desenvolver!!!

Mas há um particularmente importante que quero aqui deixar à laia de resolução de ano novo para toda a gente...

Várias pessoas têm enviado e-mails e criado páginas na net (Facebook e não só) a pedir dadores de medúla compatíveis para lutarem contra leucemia e afins.
Ora isto parece-me extremamente importante e, como dadora de sangue e de plaquetas (em breve também de medúla), acho importante deixar aqui um pedido:
- Visitem o site do Centro de Histocompatibilidade (http://www.asst.min-saude.pt/transplantacao/servicos/Paginas/centrohistocompatibilidade.aspx) e da Associação de Dadores de Sangue (http://fasportugal.no.sapo.pt/inicio.html) da vossa área de residência e do Instituto Português do Sangue (www.ipsangue.org/m) e vão ao local informar-se sobre tudo o que é preciso para serem dadores!!!

É incrível o quão fácil é ajudar alguém e esta é a forma mais básica. Basta tirar um pouco de sangue (igual à quantidade para uma qualquer análise de rotina) e poderemos salvar a vida de alguém!!! E, para dar sangue, é 10 minutos e já está!!! Para plaquetas é mais difícil: há que ficar sentado a ver televisão ou a ler durante uma hora!!! Duro, hã?!?! ;)
Há montes de ideias erradas sobre o assunto, mas o ideal é falarem com os profissionais e esclarecerem-se!!!
Assim, da próxima vez que alguém que vocês conhecem tiver leucemia ou precisar dum transplante qualquer, vocês poderão dizer que já estão a ajudar!!!

Ando a ler um livro espectacular chamado "EcoInteligência", de David Goleman, e uma das coisas que lá se fala é a influência que os químicos usados em todos os produtos de consumo (alimentos, objectos, construções, etc.) têm para a saúde, e há uma teoria que diz mais ou menos o seguinte: quanto mais somos sujeitos a diferentes químicos e suas combinações ao longo da vida (mesmo em quantidades ínfimas), mais o corpo reage; se as agressões não cessarem, o corpo está num constante estado de reacção a esses agentes (inflamação) e menor capacidade tem para se defender de alterações metabólicas (diabetes, etc.) e mutações (cancro, p.e: leucemia). Segundo esta teoria, é esta a razão porque cada vez mais surgem casos de doenças como Parkinson (surgiu em ratos por contacto com 2 pesticidas diferentes em diferentes alturas da sua vida) e mesmo autismo (por alterações do desenvolvimento do cérebro durante a gravidez e infância).
Tendo a concordar com isto, pois é extremamente plausível. Todos os dias somos sujeitos a cocktails de substâncias cujos efeitos a longo prazo desconhecemos, e não temos informação suficiente (ou suficientemente divulgada) para saber o que pode afectar-nos adversamente ou não!!!
Nos EUA nem sequer testam muitas das substâncias que usam nos alimentos, quanto mais nos objectos lá produzidos!!! Se os carros cheiram a novo porque os químicos ainda estão "frescos" e, consequentemente, mais perigosos (tal como aconteceu no teste da DECO aos tapetes de borracha para crianças - há que arejar 1º para desaparecer a maior parte dos químicos perigosos), imaginem o que mais nos invade e mina sem nos apercebermos, enquanto pensamos "Que bom!!!"...

Sei que ando ainda mais preocupada com isto tudo (saúde, ambiente, sociedade e respeito pelos outros) desde que me tornei mãe (no livro, o nome para isso é "ecomamã" - a sabedoria popular diria "mãe-galinha", mas prefiro a do livro!!!), porque agora, além de mim, sou responsável pelos meus rebentos, mas espero que não julguem que é exagero (se é que alguém além de mim lê isto... talvez o meu padrinho e pouco mais!!!).
Sinto-me uma espécie de Norma Rae, a tentar ajudar os outros com a informação de que disponho. Até é esse o conceito do livro: quanto mais a informação circular, mais poder sobre os lobbies nós temos pois nós próprios nos tornaremos um... o lobby dos ecoconscientes (sem exageros nem extremismos), que só querem um mundo melhor, uma saúde melhor e que a Humanidade volte a ser associada a humanidade/generosidade/altruísmo/sociedade civilizada.

Sonhar ainda é de borla, n'é?!?