domingo, 22 de dezembro de 2013

(tomar) Balanço

Chega a esta altura do ano e, entre os votos de Boas Festas , as prendinhas e o deixar montes de coisas para fazer para o ano que vem porque estamos em plenas férias do Natal, é inevitável fazer um balanço do ano que passou!

Imagem retirada daqui

Se 2012 foi um ano de preparação e ponderação, 2013 foi um ano de acção. Podia ter agido mais, podia ter agido melhor, podia ter feito mais coisas... O facto é que fiz o que precisava para aprender as lições que precisava de aprender e perceber que o mais importante na nossa viagem não é ter um mapa, nem apenas apreciar a viagem, e muito menos seguir um rumo, mas sim viver em pleno as relações com as pessoas que nos rodeiam e que são parte integrante da nossa Vida!

Imagem retirada daqui
Mesmo que não saibamos muito bem o que nos poderá trazer lidar com uma certa pessoa..., o que poderemos aprender com ela..., que mais-valia tem essa relação...

Imagem retirada daqui
Mais cedo ou mais tarde iremos aprender algo, crescer, graças a essa interacção, pois...

Imagem retirada do FB
"Nada vai embora até nos ensinar o que precisamos de saber." - Pema Chodron

... e isto é mais válido ainda em relação às pessoas!!! :-)

Por isso mesmo vou cumprir aquilo que percebi quando fiz a "dinâmica da morte" (algo do género desta, mas versão carta de despedida...) no nível 2 da formação de coaching: dizer às pessoas o quão importantes elas são para mim e o quanto influencia(ra)m a minha vida, mesmo sem se aperceberem, mesmo que já não estejam presentes ou sequer se lembrem de mim! :-)

Imagem retirada daqui

E se, mesmo tendo tomado consciência disto tudo, parecer mais resmungona ou alheada que o habitual, tenham paciência comigo - estou apenas a recuar um pouco para tomar balanço e avançar mais longe neste caminho! ;-)

Imagem retirada daqui


2014 vai ser um ano a viver em pleno, a partilhar em pleno e, como tal, começo já, assumindo este compromisso convosco e aqui deixando dois vídeos que acredito terem ensinamentos importantes dos quais todos beneficiamos! :-)

 

 Até lá, desejo-vos BOAS FESTAS, com muita Saúde, Amor, Paz, Felicidade e Sucesso! :-)

Imagem adaptada duma retirada da net

P.S.: E não se esqueçam de se protegerem do frio e serem conscientes nas prendas que oferecem, como referi aqui no Agir pela Sustentabilidade! ;-)

4 comentários:

  1. Sabes, Sónia, a seguir ao Natal é um dos períodos que mais gosto pelo que significa para mim na pausa que faço e no lastro que ganho para o futuro. Gosto mesmo do balanço que esta época propicia e é muito bom saber que estás comigo neste caminho. Obrigada por tudo o que nos dás. Um grande beijinho e umas Festas em plenitude de tudo o que desejas,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida Teresa! :-)
      É muito bom saber-te por aí e também em balanço! :-)
      Boas Festas e tudo de bom! <3
      Sónia

      Eliminar
  2. Depois de comer uma fatia, daquela deliciosa tarte, vim deixar o desejo de um Bom 2014.
    Do frio estou protegido, nas prendas fui comedido. Apenas as crianças!
    Bom 2014!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um fenomenal 2014 para ti meu querido amigo! :-)
      Espero que o Pai Natal tenha sido generoso contigo, porque bem mereces! :-)
      Tudo de bom,
      Sónia

      Eliminar

Diga lá o que pensa...