Na faculdade tive uma colega de turma, a Sónia L. que sabia citações de escritores de cor. Mais tarde vi como ela sublinhava o que achava interessante nos livros e, como fui educada a preservar os livros ao máximo, fiquei chocada como é que alguém podia fazer aquilo a livros que não os de estudo. É que eu nem sequer os erros emendava - a não ser quando descobria nomes de personagens trocados ou algo que perturbava a história, porque, quando relêsse, não queria perder tempo a perceber novamente se o autor se tinha enganado ou não.
Há uns tempos li um entrevista a uma mulher jovem (já não me lembro quem, nem onde...) que falava de como tinha herdado os livros do avô e adorava ler os comentários nas bordas, lembranças da sua presença e ensinamentos sempre presentes.
Aí percebi que gostar de livros é vivê-los e, como não se vive sem pensar (ou não devia...), os nossos pensamentos devem passar a fazer parte do livro. Além disso, todos os livros devem ser de estudo, porque, tal como as histórias para crianças, todos têm algo a ensinar, quanto mais não seja pela negativa.
Desde aí, comecei a sublinhar coisas interessantes, emendar erros e a acrescentar notas mais ou menos pessoais (não vá eu emprestar o livro a alguém menos próximo e/ou que não me entenda).
Paralelamente, comecei a fazer uma outra coisa que a Sónia L. fazia: a escrever as frases mais interessantes num caderninho que, regularmente, releio.
Toda a gente gosta de citações e a lista das citações preferidas duma pessoa diz muito sobre ela, tal como a sua poesia (que, para mim, é um espelho da alma melhor que os olhos no caso de quem já aprendeu a esconder-se bem por trás da sua máscara para não correr riscos de ser magoado/a por ninguém), por isso, quando vejo um perfil no FB ou um blogue, presto muita atenção às citações que lá estão.
Aqui só costumo pôr as que se apliquem ao assunto mas, confesso, gosto muito dos ditados populares e de letras de canções ou falas de filmes. Contudo, o meu caderninho vai crescendo e, volta e meia, lá me deparo com a vontade de usar uma aqui como tema e divagar, escrevendo a minha opinião, fazendo a tradução simultânea como fazia nas aulas de Filosofia no liceu. Mas eu contenho-me, não se preocupem! ;-)
Tudo isto para dizer que há sempre coisas que nos são mostradas que são válidas e importantes mas que, por uma razão ou outra, demoramos mais tempo a apre(e)nder e a usar como ferramenta na busca dum rumo para a nossa vida.
Posso ser trintona, mas sei que tenho ainda muito a perceber, a cogitar, a digerir e, se lá chegar, a aprender e a usar no dia-a-dia, mas exemplos fantásticos como a Manuela e a Rita dão-me sempre lições acessíveis, bem como a Ema que me faz perceber que ainda tenho MUITO que andar...
A viagem é longa, mas é bom ter pessoas que considero já como amigas ao meu lado a apoiar-me e à minha frente a guiar-me. :-)
"Quando eu for grande" já não se aplica (porque não quero crescer mais para os lados, obrigadinha!) e "quando for mais velha" também não (já sou rezingona que chegue, por isso deixem-me manter a juventude mental que ainda tenho, se fazem favor!), mas eu quero ser assim quando os miúdos crescerem! ;-P E, entretanto, vou aprendendo com eles!!!
A quem aqui passa e não perceba nada do que escrevi acima, deixo uma citação do tio Sócrates (o grego, não o PM - esse nunca a diria porque é como o PR que nunca se engana e raramente tem dúvidas!!!) que vos elucidará:
"Só sei que nada sei."
;-D
Posso dizer sem lisonja que foi o texto, escrito pela Sónia, que mais me tocou.
ResponderEliminarSou um leitor compulsivo e, para mim, os livros são algo de precioso, só a pessoas de muita confiança os empresto.
Anoto e sublinho tudo aquilo que mais me impressiona e sempre que aquela coisa que sabemos me permite, lá estou eu a a ler e rever as citações que os génios nos deixam para meditar.
Parabéns por esta dádiva.
Ó Manuel, que me deixa encabulada...
ResponderEliminarMas é bom sinal - é sinal que ainda o consigo surpreender, apesar de ser o meu leitor mais assíduo!!!
Continue assim, para que o netinho possa usufruir dos seus ensinamentos por décadas e décadas!
E não tem nada que agradecer... Eu é que agradeço a sua visita e o seu lindo comentário!
Boa semana!
Concordo com o amigo Manuel. ler você é antes de mais nada estar consciente de nos mesmos.
ResponderEliminarBeijos minha querida amiga do Norte (caraaaaago!!!!) hehehehe
AHAHAHAHAHAHAHAH ou rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!
ResponderEliminarRita, estou a imaginar-te a dizer isso com sotaque brasileiro!!! ;-D
Obrigada minha amiga de além-mar!
Na minha adolescência em vez de um diário tinha um livrinho todo catita onde escrevia frases de livros que lia, citações que encontrava e de que gostava. Quando mudei de casa o livrinho lá vinha junto com uma série de tralhas esquecidas pelo tempo... sentei-me no chão e reli-o. E lembrei-me de como foi a minha adolescência... estava tudo lá! :)
ResponderEliminarPronúncia:
ResponderEliminarIsso explica o teu jeito para escrever!
Esse momento deve ter sido tão fixe...
Tive algo semelhante há dias com a minha colecção de autocolantes (que agora decora o baú de brinquedos dos miúdos) e já foi surreal, quanto mais a ler o que mais achavas importante nessa altura...
É nestas alturas que me sinto velha... mas como o vinho do Porto! ;-)
Gostei de te ler, princesa do Norte e ventos de olivais. Como sempre, com textos introspectivos e longo alcance "cogitacional".
ResponderEliminarUm abraço e tudo de bom. Com muita força e coragem para o Novo Ano.
Luìs.
Luís:
ResponderEliminarMuito obrigada, mas não se esqueça que isso de usar palavras difíceis me dá dor de cabeça. ;-P
Beijinhos e tudo de bom por aí também e que 2011 seja um ano fantástico, só p'ra contrariar os prognósticos! :-)
Sónia
ResponderEliminarPronto, hoje aceito o elogio sem reclamar - sou péssima com os elogios, desculpa, mas hoje porto-me bem - e simplesmente digo OBRIGADA :)
E já agora, uma "pequena" história verdadeira: quando eu era criança, assim nos primeiros anos de vida, estava muitas vezes doente, apanhava tudo quanto era doença contagiosa e outras... e a minha mãe, que tanto sofria com isso, disse-me, ao contar estas coisas: "eu achava que tu nunca ias chegar a grande" e a verdade é que nunca cheguei ;))) mas, mesmo pequena, por cá ando há muitas décadas...
Beijinhos, grande Sónia ;)
Manuela:
ResponderEliminarOu seja, desde cedo que és uma lutadora! :-)
Beijos grandes para ti grande Manuela!
Muito obrigada pelos elogios e por tudo!!! ;-)
ÉssedaVeigamiga
ResponderEliminarPois, minha cara - «aprender até morrer». É verdade, verdadinha e tal como o azeite «vem sempre ao cimo da água».
Como vês, também adoro frases boas e bonitas, ditos e rifões populares, e gosto de fazer citações. Honni soit...
Para além do que anoto - e é muito - tenho na minha estante, corrijo, numa das minhas estantes, «O Grande Livro dos Provérbios» do José Pedro Machado (Círculo de Leitores) e o «Dicionário de Frases Feitas» do meu querido e saudoso Amigo Orlando Neves. Anota... hahahahaha
E até possuo o «Dicionário de Pensamentos da Língua Portuguêsa», de um tal Pandiá Pându, das Edições de Ouro, Rio de Janeiro... Maluquices.
Donde, gosto deste teu blogue. Gosto muito. Escreves lindamente, ó trintona... Eu sou jornalista jovem (69 aninhos) e dizem que escritor. Dizem... Por isso gosto de quem escreve bem. Como é o teu caso.
Prontos (sem s). Fico à tua espera na minha barraca da Travessa. Comentários e (per)seguição são obrigatórios... hahahahaha
Saudações aos pacientes pacientes e
Qjs = queijinhos = beijinhos.
PS - Vê lá: passei (ámos) a nossa lua de mel em... Coimbra, no Hotel Bragança & arredores. 1963, ainda o Basófias era o... Basófias.
Belos e merecidos comentários.
ResponderEliminarOlhem como a Sónia está feliz.
Merece.
Henrique:
ResponderEliminarObrigada pela visita e pelas gentis palavras de apreço.
Eu já lá fui à Tasca, mas confesso que o tempo tem sido pouco para comentar...Mas hei-de lá deixar um mal possa, não se preocupe.
Ainda bem que tem boas memórias de Coimbra.
Bom fim-de-semana
Manuel:
ResponderEliminarÉ SEMPRE bom receber elogios, mas especialmente bom quando as pessoas acham que algo que escrevemos merece ser comentado, especialmente pela positiva.
Sim, estou MUITO feliz! :-D
Obrigada e bom fim-de-semana.
Sónia
ResponderEliminarGostei muito de ler este post: Revi-me inteiramente nesse sublinhar dos livros, nessa vivência que os torna verdadeiramente "VIVOS". Também tenho, já há muito tempo, o hábito de transcrever as citações que mais me tocam e, geralmente, começo com uma epígrafe os textos que escrevo. Só não tenho é essa qualidade da sua amiga para memorizar as citações (e tenho pena). Foi muito bom, também, ver, mais uma vez, essa sua abertura para a aprendizagem, para a reformulação de ideias, para o aperfeiçoamento que nunca cessa. Embora não a conheça o que senti logo em si foi, além do humor, esse movimento incessante para algo maior. Valeu, Sónia! Bom fim de semana para si.
Teresa
Teresa:
ResponderEliminarEle há comentários que me fazem ficar encabulada e este é um deles! ;-P
Se há coisa que já percebi é que, quem escreve, lê e pensa, e creio que é por isso que todos se têm revisto mais ou menos neste texto...
Quanto a memória, a minha também não é de elefante como a da Sónia, é mais de galinha, mas, desde que compreenda as coisas, encaixo-as na cabeça e dificilmente se perdem. Ao menos isso...
Tento sempre melhorar-me e perceber como ajudar a tornar o mundo melhor e, se por vezes isto me parece um objectivo inantigível, próprio de uma megalómana, noutras existe uma partilha tão grande com pessoas boas (como no caso deste texto e dos comentários que gerou), que sinto que ainda há razão para esperança.
Deixar de resmungar... ainda não [ :-S ], mas deixar de lutar por algo melhor... NUNCA!
Um bom fim-de-semana para si(ti?) também.
P.S.: Pode(s?)-me tratar por tu, que eu agradeço!!! ;-)
E aqui deixo mais uma visita à Sónia, feita com o intuito de saber melhor quem é, o que pensa, como escreve. Uma visita que me fez bem, porque encontrei aqui aquela pessoa que diz e age como pensa, sem enganos, sem pretenciosismos. Uma pessoa que "está-se nas tintas" para o que os outros pensem dela, depois de toda a sua transparência. Eu penso muito bem, Sónia. Acredite: penso mesmo muito bem!
ResponderEliminarQuando vier a Londres, venha encontrar-se comigo. Ficarei muito feliz. Não espere encontrar alguém cheia de tudo e de qualquer coisa. Encontrará alguém que há muito deixou de ser trintona, que viveu tudo isso que a Sonia está apreciando hoje, desde as anotações, às palavras simples, à sinceridade. Uma pessoa que vive a vida natural e calmamente (às vezes ..., que é para não morrer de pasmo!), mas que vive.
Um abraço.
Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
ResponderEliminarUm abraço e fique com DEUS.
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com
Maria Letra:
ResponderEliminarMuito obrigada por me ter em tão alta consideração, mas olhe o que escrevo não costuma sair assim tão bem. :-)
Agradeço o convite e, acredite, quando aí for, conte com uma visita! Pelo que já pude ler, é uma mulher muito interessante e uma verdadeira Lady, por isso gostava muito de conversar ao vivo e a cores consigo.
Até lá, vamos trocando ideias por aqui.
Um abraço e continuação de uma boa semana.
José:
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua visita e por ter gostado aqui do cantinho.
Não tenho Twitter, mas, mal tenha tempo, vou dar uma olhadela mais a sério ao seu blogue.
Tudo de bom para si.