domingo, 3 de outubro de 2010

"Vida cadela"

Aqui estou eu mais um dia deitada neste canto, à espera que chova… ou melhor, que não chova.

Hoje está a chover e, nestes dias, aquela senhora simpática que me dá as aparas não sai de casa. Fica a andar ainda mais devagar e a arrastar os pés que o costume.
É do reumático”, diz ela; eu sei o que isso é, nestes dias também fico pior da minha anca .
Fui atropelada há dois anos atrás, quando estava a cruzar com o Pastor Alemão da senhora da papelaria do alto da vila: alguém nos mandou água para cima e, com o susto, cambaleámos para a rua e o carro nem abrandou, até parece que fez mira para nos acertar. Eu consegui recuperar, mas ele não teve tanta sorte…
Humanos…

Mas há excepções, como a senhora simpática que me dá comida.
É por causa dela que me mantenho por aqui, tendo as minhas ninhadas (que desaparecem sempre, apesar do caixote do lixo da rua abaixo me lembrar sempre do seu cheiro) e aguentando os pontapés e pedradas dos putos do bairro que me atormentam nas suas bicicletas. Por acaso já há muito tempo que não tenho filhotes, mas é melhor assim porque havia confusão quando eu tinha o cio – vinham cá ter cães da fora e havia sempre brigas!
Fora isso, isto é uma zona sossegada de uma vila pacata.
Conheço todos os locais para comer e esconderijos, todos os humanos e animais desta zona (desde o dono do talho ao gato das traseiras da pizzaria, passando pelo Pitt Bull da rua de cima).

Parou de chover, vou dar a minha voltinha matinal!!

O Cocker da praça passou por aqui; a dona dele nunca limpa nada e nem com a chuva isto vai. Os ossos que ele come deixam-no tão seco que fica aqui tempos infinitos a puxar e cheira mal que tolhe!!! Um dia entope de vez e quero ver como é que ela o safa!
Nem eu como ossos, só roo os de vaca que a senhora simpática me dá para manter os dentes limpos.

O gato vermelho também cá andou. Ele é o machão cá do sítio, pai da “brigada da noite” como eu lhes chamo, que limpam os caixotes todos dos restos bons!
Desde que eu me lembro (ou seja, desde há três Verões) que ele cá anda. Começou só ele e duas gatas e já vamos em vinte e tal gatos. Alguns são atacados por companheiros meus, mas eu não lhes ligo; já morrem tantos atropelados e envenenados que até me dão pena.
Ainda no outro dia a senhora simpática disse que “O ideal era castrá-lo ou dar a pílula às gatas como te vou começar a dar a ti. “ Não sei o que isso é, mas senti um torrão amargo na comida – seria isso?
Às vezes ela põe-me uma corda e leva-me a um senhor que me pica a pele, diz que “É para o teu bem, para não ficares doente e não ires para o canil.” Como nunca me fez mal nenhum, confio nela e até esta correia no pescoço com uma placa de metal eu aguento porque, se ela faz, é porque é bom para mim.

Aí vem o Pitt Bull com o seu dono.
O senhor é simpático e o cão também, especialmente com os putos do prédio.
E ainda lhe chamam “Perigoso”; se conhecessem o rafeiro do adro da igreja é que viam o que faz ter mau feitio e um dono que o espicaça para atacar tudo quanto mexe, seja pássaro ou pessoa. Até a senhora simpática ia sendo mordida por ele. Modéstia à parte, safei-a de boa. Ele é pequeno para mim, mas, para ela, grande o suficiente para fazer dano.
As pessoas acham que, por serem cães mais ou menos pequenos, não são maus, só os maiores como eu é que são. Bem sei que há quem tenha medo de mim, mas eu não faço mal a ninguém, não é do meu feitio.
Sim, porque nós temos feitio, personalidade, e, tal como as pessoas, podemos ser moldados de acordo com a educação e o tratamento que recebemos.

Ai que cheiro mau!!!
Aqui esteve algum cão com diarreia com sangue.
A senhora simpática castiga-me sempre que chego perto do cocó dos outros cães, diz:“Podes ficar doente. É pela porcaria que se passam muitas doenças e, se os donos gostassem mesmo dos animais, limpavam sempre tudo!!!”.
Ela não limpa o que eu faço porque eu não perco tempo com isso perto dela. Mas também não precisava, porque eu vou sempre ao mesmo canto do jardim, longe do sítio onde os putos brincam – eu já disse que tenho medo deles?!?

Ela saiu, senti o cheiro dela!!!
Nós, os cães, podemos sentir cheiros a mais de um quilómetro de distância e, com o vento que hoje está, é fácil cheirá-la e à comida boa que ela traz. Tem cheiro de carne, mas nunca é carne; são biscoitos molhados em caldo. É mesmo saboroso!
Eu sei que tenho o melhor de dois mundos – sou livre e tenho quem cuide de mim –, mas também não é fácil porque tenho que me defender dos perigos e não tenho o conforto dum lar.
Gostava que a senhora simpática me levasse para casa dela e que me passeasse pela rua como o dono do Pitt Bull faz, com carinho e orgulho de fazer gosto (vê-se que, apesar de preso e açaimado, ele também gosta), mas ela é tão frágil e tem uma casa tão pequenina… já muito faz ela por mim!

Cá está ela.
Olá minha linda, como estás hoje? Eu estou um bocadinho mal do reumático, mas já não te dei comida ontem – hoje tinha mesmo que ser!
Toma este comprimido, vá!
É p´rás lombrigas da barriga e do coração. Não te quero doente minha linda!
Pára lá de me lamber a mão, sua tola!


Atchim.

Ó linda, não te constipes…
Logo a ver se convenço o Sr. Joaquim a deixar-te dormir debaixo do coberto.

_____________//_______________

Texto escrito para a Fábrica de Histórias (http://fabricadehistorias.blogs.sapo.pt/), sob o tema "Palavras para uma Imagem":

8 comentários:

  1. Denoto neste texto, espécie de fábula, um grande amor animal que também é o meu. Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Delicioso.
    Tanta ternura, tanto amor só de alguém que gosta dos animais da forma como se devem amar.
    Esta fábula, como diz Dylan, é um hino que me comoveu e, ao mesmo tempo, me fez sorrir.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Dylan:

    Obrigada pelo elogio! :)

    Gosto sempre de pensar que o amor pelos animais nos torna mais civilizados, mais capazes de ver o mundo como deve ser visto: como muitos seres em equilíbrio e não uma espécie com a mania que é superior - género a visão do James Cameron no "Avatar"!

    Ainda bem que não estou sozinha!!!

    ResponderEliminar
  4. Manuel:

    Se consegui realmente comovê-lo e fazê-lo sorrir, então o dia está ganho!!! :D
    Elogios assim vindos d'alguém que escreve duma forma tão fixe é "de sonho"!!! ;P

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. E não vi o "Avatar".
    Devo ser o único e falta de tempo não é desculpa.

    ResponderEliminar
  6. Bonito texto, carago, princesa. A menina, a escrever, está cada vez melhor. Ainda vou a Oslo bater-lhe umas palmitas, ao receber o galardão máximo da literatura.
    Abraço e parabéns sinceros. Gostei mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Manuel:
    E é que nem precisa dos óculos 3D!!! ;)

    Tem mesmo que ver porque é uma lacuna para qualquer pessoa que se preocupa com o ambiente e, como eu sei que até é o seu caso...

    ResponderEliminar
  8. Luís:
    Muito obrigada!!! :D
    Fiquei completamente babada com os seus elogios!!!
    Até me faz pensar que a coisa poderia ir por esse caminho!!!
    Esta saiu jeitosa por causa do conhecimento de causa e o Luís bem sabe que se escreve melhor sobre o que se conhece, n'é?!?

    As palmas bato-lhas eu no burgo quando vir a sua obra em papel, combinado?!?

    ResponderEliminar

Diga lá o que pensa...