sexta-feira, 12 de março de 2010

"Dia da Mulher"

“Andava a mulher a passear pelo jardim do Éden, quando viu uma corça a lamber o seu filhote recém-nascido.
Quanta ternura, quanto carinho que aquela criatura mostrava pelo seu filhote… E que fofura que ele era, com os seus grandes olhos, tão atento à sua mamã… E como ele mamava com afinco, recebendo da mãe amor e alimento…

A mulher já há muito observava os animais e pensava como seria possível ter um filho a quem amar e de quem cuidar…

Entretanto, lá ía ajudando o homem na tarefa de cuidar do jardim.
[Génesis, 2-15. Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar.]

A cobra percebeu a inquietação da mulher. Ela sabia que, se ela e o homem comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, conhecer-se-iam como macho e fêmea e a mulher poderia gerar um filho.
Só que a cobra sabia também que eles tinham sido proibidos de o comer e, por isso, teria que fazer a mulher perceber os prós e os contras desse acto…

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. [Génesis, 3-1. a 5.]

Nesse dia ver-se-ão como macho e fêmea, as diferenças nos vossos corpos terão novo significado, e gerarão filhos.
Mas serão severamente punidos pelo vosso acto!!!

A mulher estremeceu. Sabia como era boa a vida deles aqui e não queria abdicar disso, mas poder ter um filho nos seus braços… Dar à luz uma vida… Tudo isto era tão importante para ela, que decidiu chamar o homem e contar-lhe o que a cobra havia dito.

Foram os dois falar com a cobra e perguntaram-lhe o que lhes poderia acontecer. Ela respondeu, dirigindo-se ao homem: Serás expulso do jardim e, com isso, perderás a vida eterna, mas conseguirás encontrar sustento para ti e para os teus.
Os teus filhos terão filhos e povoarão a terra. Um será a tua imagem.
[Génesis, 3-19. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.]
[Génesis, 5-3. Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.]


Dirigiu-se então à mulher: Serás expulsa do jardim e, com isso, perderás a vida eterna, mas poderás conceber filhos.
Os teus filhos terão filhos e povoarão a terra. Conhecerás a dor de perder um filho, mas terás outro que te ajudará a suportar a dor.
[Génesis, 4-25.Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel (…)]

O homem e a mulher conversaram e decidiram que comeriam o fruto da árvore.

Contudo, a mulher tinha ainda uma dúvida… Dirigiu-se à cobra e perguntou-lhe: Serão os filhos dos nossos filhos punidos pelo que vamos fazer?

A cobra sibilou: Sim!
Os filhos dos vossos filhos conhecerão a maldade; mas existirão alguns cujos pensamentos serão puros e iluminarão os seus irmãos.
[Génesis, 6-5.Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.]
As filhas dos vossos filhos serão cobiçadas e subjugadas, serão oprimidas e tidas como inferiores, sendo vistas como filhas, mães e esposas e não lhes será dado valor próprio, serão escravizadas, mutiladas e ostracizadas, ignoradas e agredidas, obrigadas a esconder-se e a seguir o destino que lhes ditem; mas haverão algumas que lutarão pelos seus direitos, que viverão as suas vidas como o desejarem e o mundo será melhor sempre que lhes for reconhecido o seu valor. Sofrerão dores quando não conceberem e dores ainda maiores quando derem à luz…, mas serão mães do mundo!
[Génesis, 3-16. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.]

Considerando tudo isto, a mulher foi ter com o homem e, juntos, dirigiram-se à árvore do conhecimento do bem e do mal e comeram do fruto proibido

[Génesis, 6-6. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.]

Quando o seu acto foi descoberto, foram expulsos do jardim do Éden e tudo se passou como a cobra havia dito.”

- Mamã, a estória é mesmo assim?!?
- Parte das conversas fui eu que inventei, mas é tudo baseado na Bíblia, minha pequenina… Com uma pitada de realidade e história à mistura.
- Mas achas boa ideia ler isso lá na aula?!? A professora quer que os pais contem uma estória que fale do valor das mulheres, não algo que deixe toda a gente chocada!!!
- Também não é preciso exagerares!!! É só uma pequena referência à dura realidade das mulheres de todo o mundo, não é nada demais!!! Além de que relembrar às raparigas a sorte que têm de poder aprender e vir a ser quem decidirem, a ser elas próprias, a crescer para se tornarem pessoas de corpo e alma… faz sempre falta!!!
- Pronto, ‘tá bem… Boa-noite mãe.
- Boa-noite filha. Dorme bem. Até amanhã.

_____________//_______________

Texto escrito para a Fábrica de Histórias
(http://fabricadehistorias.blogs.sapo.pt)

3 comentários:

  1. Interessante, como sempre, a forma como aborda os estudos bíblicos.
    Parabéna. Abraço.
    Luís Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Luís:
    Obrigada pelas gentis palavras.

    Deixou-me a pensar... Para quem disse que não ía escrever sobre religião nem política, ando a fazer muito disso e nem me tinha dado conta!!!

    A parte da política é culpa sua!!! ;)

    Obrigada...

    ResponderEliminar
  3. Ai é? Bom...agora é a senhora que me deixa a pensar.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Diga lá o que pensa...